Saiba quando deve ser o conclave após a morte do Papa Francisco

Foto: Reprodução/Getty Images

O conclave, processo de eleição do novo papa, líder da Igreja Católica, acontece após a morte ou renúncia do pontífice.

Após o anúncio da morte do papa Francisco, na madrugada dessa segunda-feira (21), surgiram dúvidas sobre como se dará a sucessão da posição, após 12 anos do papado de Francisco.

A expectativa é de que o início do processo de escolha comece entre os dias 6 e 11 de maio.

Envolto em segredo e tradição, o ritual, que remonta ao século XIII, é marcado por votações secretas realizadas por cardeais com menos de 80 anos, isolados em um ambiente fechado até a escolha do novo líder.

O conclave acontece entre 15 e 20 dias após a morte ou renúncia do Papa, com início marcado por uma missa na Basílica de São Pedro. A votação acontece na Capela Sistina.

Uma vez que os cardeais chegam ao Vaticano, o conclave inicia-se com uma missa matinal especial na Basílica de São Pedro. Em seguida, eles se dirigem à Capela para dar início ao processo de eleição.

Etapas do conclave

O primeiro dia é dedicado a missas e orações, podendo haver uma votação no mesmo dia, caso as atividades religiosas finalizem pela tarde. Se não houver um vencedor, são realizadas até quatro votações diárias – duas de manhã e duas à tarde – até o terceiro dia.

O quarto dia, sem definição, é destinado à oração e discussão. Posteriormente, o processo pode continuar por mais sete rodadas de votação, seguidas de nova pausa para orações e retorno das votações. Geralmente, nenhum conclave recente durou mais de quatro dias.

As orações são parte fundamental do conclave. A votação, vista como uma busca pela vontade de Deus, é permeada por missas e orações para orientar a escolha, segundo especialistas. Apesar das regras, a duração do processo pode variar. Embora existam quatro escrutínios diários, a escolha pode ocorrer em qualquer votação.

O sigilo é rigoroso, e a quebra do mesmo pode levar à excomunhão – penalidade da Igreja católica que exclui alguém dos bens espirituais comuns. Os cardeais recebem cédulas onde escrevem o nome do escolhido, em voto secreto e anônimo.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades