Parece enredo de filme, mas infelizmente é a realidade nua, crua e armada do Ceará: a criminalidade não apenas bate à porta, como arromba, risca as paredes com siglas de facções e escolta moradores para fora de suas casas. Nem a família da vice-governadora Jade Romero (MDB) escapou dessa nova moda do terror urbano.
“Fui colocada para fora, escoltada pela polícia. A facção botou para fora, certo? Eu e a minha família”, denunciou aos prantos Maria das Dores Nunes, de 70 anos de idade, moradora há 40 anos da Rua da Piçarra, bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza capital cearense, agora “território marcado” pelo CV (Comando Vermelho).
A senhora, que afirma ter um elo familiar com a vice-governadora por meio de uma filha com o avô de Jade Romero, foi expulsa da própria casa por ordens de criminosos que tomaram conta da rua — e com direito a disparos, muros pichados e o silêncio ensurdecedor do poder público.
“A situação, que há muito já era crítica em comunidades periféricas, agora ganha contornos dramáticos e sabor de escândalo político. Afinal, quando até parente de vice-governadora está sendo botado pra correr, o que será do cidadão comum?”, denuncia o soldado, ex-deputado e agora vereador de Fortaleza, Noelio (União).
Noelio acusa, ainda, o governo do Ceará, comandado por Elmano de Freitas (PT), de ser “omisso” perante a situação.
“Governador humano? Nem quando a violência atinge seus aliados você reage? Isso é frouxidão! Isso é omissão! O povo tá sofrendo enquanto o senhor vive num Ceará paralelo onde tudo parece lindo!”, destaca o parlamentar.
E para quem acha exagero, Noelio aponta para marcas de tiro em muros e esquinas em bairros como Maracanaú. Segundo o vereador, nem igrejas escapam mais da nova “limpeza territorial” promovida por facções.
O vereador mostra a casa de um policial militar, com marcas de tiro, e que, de acordo com a denúncia, foi ameaçado pelos criminosos
“Se o governo não defende nem sua própria polícia, imagine com o cidadão que não é policial?”, destaca o parlamentar.
Deu no Diário do Poder