O Rio Grande do Norte arrecadou R$ 21,4 bilhões em 2024, um aumento de 7,25% em relação ao ano anterior. Contudo, mais de 57% da receita corrente líquida foi destinada ao pagamento de pessoal no terceiro quadrimestre do ano, o que aponta para um problema fiscal.
O percentual destinado ao pagamento de pessoal no terceiro quadrimestre do ano causou a ultrapassagem do limite de 49%, fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Poder Executivo.
Os dados constam no relatório anual de contas do governo estadual, apresentado nesta segunda-feira (7) e enviado à Assembleia Legislativa do RN (ALRN) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Segundo relatório do Tesouro Nacional, o Rio Grande do Norte ocupa o primeiro lugar entre os estados brasileiros no percentual de gastos com pessoal.
Durante reunião na Governadoria, em Natal, a governadora Fátima Bezerra (PT) e sua equipe econômica detalharam os números. O governo também destacou o aumento nos investimentos em educação, que em 2024 representaram 27% do orçamento estadual.
Deu no Portal da 98