O América/SAF protocolou na tarde desta segunda-feira (24), junto à FNF o pedido de arbitragem FIFA para o jogo da volta contra o ABC FC, no próximo sábado (29), nio estádio Frasqueirão, pelo jogo da volta da decisão do Campeonato Potiguar de 2025.
No duelo de ida, no último sábado, (22), quem comandou a partida foi Pablo Ramon, o àrbitro substituiu Tarcisio Flores, que ainda no aquecimento sentiu um desconforto e ocuopu a operação do VAR.
A CEAF irá divulgar em breve o quem irá comandar o duelo que definirá o campeão potiguar de 2025.
CONFIRA COMO FOI O JOGO DE IDA:
A primeira partida da final do Campeonato Potiguar 2025 terminou empatada. Na tarde deste sábado (22), na Arena das Dunas, América e ABC protagonizaram um duelo equilibrado e ficaram no 1 a 1. Wallyson abriu o placar para o alvinegro no primeiro tempo, enquanto Souza deixou tudo igual para o alvirrubro na etapa final.
Com o resultado, a decisão fica aberta para o jogo de volta, que acontecerá no próximo sábado (29) no estádio Frasqueirão.
Primeiro tempo: intenso
O América criou a primeira grande chance aos 12 minutos. O meia Henrique encontrou Davi Gabriel na grande área, e o lateral finalizou forte, obrigando Felipe Garcia a fazer boa defesa. A resposta do ABC veio na sequência: aos 15, Wallyson arrancou pela esquerda e finalizou no canto do goleiro Renan Bragança, acertando a trave.
Aos 19 minutos, a articulação alvinegra surtiu efeito. Em uma disputa para receber a bola, o Mago foi derrubado na área por Hiran, e o árbitro assinalou o pênalti. O próprio camisa 11 cobrou e viu Renan Bragança defender, mas no rebote, completou para as redes mesmo entre quatro jogadores do América, abrindo o placar para o ABC.
Em vantagem, o Alvinegro seguiu pressionando e explorando os contra-ataques. O América tentava reagir, mas não conseguia ser efetivo. Aos 40 minutos, nova chance para o ABC: Joãozinho recebeu livre na área, mas finalizou por cima do gol.
Na segunda etapa, o técnico Moacir Júnior promoveu mudanças para buscar o empate. Romarinho e Lucas Rodrigues entraram para dar mais intensidade ao ataque alvirrubro. O time melhorou e quase empatou aos 18 minutos, quando Giva desviou com o pé após cruzamento, mas a bola foi bloqueada pelo próprio companheiro, Davi Gabriel.
Segundo tempo: Souza garante o empate
O ABC seguiu com sua estratégia defensiva e apostou nos contra-ataques. O América, sem opções pelo meio, insistia nas bolas aéreas. Aos 32, Ricardo Luz cruzou na medida para Tiaguinho, mas o atacante cabeceou mal e desperdiçou.
A insistência alvirrubra, no entanto, foi recompensada. Aos 39 minutos, Ferreira recebeu na entrada da área e rolou para Souza na grande área. O craque do América driblou Matheus Rocha e finalizou com categoria no canto de Felipe Garcia: 1 a 1.
Nos acréscimos, as duas equipes ainda tiveram oportunidades de definir a partida. Thailor exigiu boa defesa de Felipe Garcia após desvio na primeira trave. Pelo lado do ABC, Randerson limpou a marcação e soltou chutou colocado, no ângulo, mas Renan Bragança salvou com a ponta dos dedos.
Próximo duelo
Com o empate, a decisão do Campeonato Potiguar segue totalmente aberta. No próximo sábado, ABC e América voltam a se enfrentar no Frasqueirão. Quem vencer fica com a taça. Em caso de novo empate, a definição será nos pênaltis. A promessa é de mais um grande clássico para definir o campeão estadual.