O Vaticano divulgou neste domingo 16 a primeira imagem do Papa Francisco desde sua internação no Hospital Gemelli, em Roma. O pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado em fevereiro com pneumonia bilateral e segue em tratamento.
Na foto, Francisco aparece sentado em uma cadeira de rodas, vestindo batina e estola, enquanto celebra uma missa na capela privada do hospital. Segundo o Vaticano, apesar das oscilações no quadro clínico, o líder da Igreja Católica está estável.
Antes da foto divulgada neste domingo, a última manifestação pública do Papa havia ocorrido em 6 de março, quando sua voz foi ouvida em um áudio transmitido durante o Terço na Praça São Pedro. Na ocasião, Francisco agradeceu as orações e bênçãos enviadas pelos fiéis.
De acordo com informações da Santa Sé, a condição de saúde do Papa permanece estável. Na manhã deste domingo, ele concelebrou a missa dominical na capela próxima ao seu quarto e seguiu com os tratamentos prescritos, incluindo terapia respiratória e motora. O Pontífice não recebeu visitas e passou o dia entre orações, descanso e algumas atividades de trabalho.
A Sala de Imprensa informou ainda que não haverá boletim médico nesta segunda-feira (17), mas alguns detalhes gerais sobre o estado de saúde do Papa serão fornecidos à noite.