A Federação de Surf do Rio Grande do Norte (Fesurf) realiza o primeiro torneio especial de Surf – Urca Challenge – RN, com seleto grupo de surfistas, homens e mulheres, sendo 16 convidados e 8 alternates (suplentes). A Urca do Minhoto é uma laje situada a 30 km da costa de Guamaré, no RN. Laje é um fenômeno conhecido no universo do surfe que ocorre no meio do mar, normalmente em áreas com “fundo” plano de pedra.
O torneio começou no último dia 20 fevereiro e segue até 20 abril de 2025. A ideia é promover o surfe em condições desafiadoras e atrair atenção nacional e internacional para o litoral potiguar, com a parceria e apoio do Surfguru, maior site de previsão de ondas, ventos e marés do Brasil, que orienta sobre previsões confiáveis e de suporte.
A premiação total é de R$ 100 mil, sendo R$ 30 mil para o campeão, e o restante dividido entre os demais participantes, que também receberão troféus.
De acordo com a organização, para que o campeonato ocorra nas melhores condições de onda, a organização adotará três estágios de alerta:
- Alerta Vermelho (10 dias antes): sinaliza a proximidade de um swell favorável. Todos os envolvidos começam a se preparar.
- Alerta Amarelo (4 dias antes): confirma a tendência do swell. Os surfistas providenciam deslocamento para Natal (RN), de onde seguirão para Guamaré.
Alerta Verde (1 dia antes): anuncia a realização efetiva do campeonato no dia seguinte. Todos devem estar em Guamaré, prontos para embarcar rumo à Urca do Minhoto.
Competição:
Serão disputadas duas baterias semifinais e uma final, em condições de ondas grandes e desafiadoras. Os convidados:
- Lucas Chumbo (RJ)
- Pedro Scooby (RJ)
- Calado (RJ)
- Marcos Monteiro (RJ)
- Danilo Costa (RN)
- Rodrigo Jorge (RN)
- Jadson André (RN)
- Paulo Moura (PE)
- Ian Concenza (RJ)
- Danilo Couto (BA)
- Rodrigo Resende (RJ)
- Rodrigo Coxa (SP)
- Carlos Burle (PE)
- Fábio Golveia (PB)
- Micaela Fragone (PR)
- Michelle Buion (RJ)
Alternates
- Jacaré (SC)
- Vitor Faria (SP)
- Wilson Nora (BA)
- Hemerson Marinho (RN)
- Roni Ronaldo (SC)
- Rodrigo Pedra (RS)
- Alexandre Ferraz (PE) 8. Alexandre Vale (RN)