BOMBA: Juiz que vai julgar ação contra Paulinho e Álvaro Dias é militante do PT

“Aqui no Brasil, terra de classe média idiotizada, desqualificada, analfabeta, racista, elitista, puxa-saco das classes dominantes, Bolsonaro é rei”. Essa consideração foi escrita pelo jurista Jessé de Andrade Alexandria em 2020, dentro de um comentário em um blog do estado, em texto sobre o fascismo de Trump. O Diário do RN apurou que hoje, Jessé é juiz da 4ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) e será o responsável pelo julgamento do processo nº 0600440/31.2024.6.20.0004, que tem como réus o prefeito de Natal Paulinho Freire (UB), o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos), os vereadores Daniel Rendall (Republicanos) e Irapoã Nóbrega (Republicanos) e Victor Matheus Diógenes Ramos de Oliveira Freitas, diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN).

A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) foi ajuizada por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. Na investigação do MPRN, os promotores apresentam indícios de que servidores comissionados e terceirizados da Prefeitura de Natal foram cooptados para apoiar dois candidatos para o cargo de vereador. Além da cassação de mandatos e da inelegibilidade, o MPRN pediu a aplicação de multa aos envolvidos.

Os investigados fazem parte de grupo político que inclui partidos de centro-direita e direita, como União Brasil, Republicanos e PL. Este último, partido do líder da direita no país, Jair Bolsonaro, um dos principais alvos do magistrado nas postagens e discussões nas redes sociais.

O responsável por julgar a AIJE na primeira instância, o juiz Jessé de Andrade, entretanto, tem registrado, em suas redes sociais, militância fervorosa contra o Bolsonarismo, a direita e a extrema direita. Apesar do perfil na rede social X estar abandonado desde 2023, o Diário do RN checou que são muitas as postagens contra o grupo político ao qual se opõe. O magistrado, inclusive, tinha costume de entrar em atrito direto com outros usuários da rede.

No trecho citado no início da reportagem, o juiz escreveu um texto para comentar postagem do Blog do Carlos Santos intitulado ‘Fascismo Derrotado’. No comentário, ele criticou duramente os bolsonaristas:
“Quem defende Bolsonaro é tão imbecil quanto ele. Bolsonaro fala quatro sentenças binárias, repetidas para um país que, na educação, nem sequer chegou à Idade Média. Para a gente de sobrenome da oligarquia local e para os idiotas bajuladores de coturno, o Brasil só tem que existir para satisfazer seus interesses. Joe Biden é tão ruim quanto Trump, a diferença é que não é tão ridículo. Aqui no Brasil, terra de classe média idiotizada, desqualificada, analfabeta, racista, elitista, puxa-saco das classes dominantes, Bolsonaro é rei. Encerro aqui com o imortal Barão de Itararé: “Se há um idiota no poder, é porque os que o elegeram estão bem representados”. Mas não encerro sem antes também evocar Nelson Rodrigues: “Os idiotas vão acabar dominando o mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”, escreveu.

Já no X, o magistrado costumava repostar publicações de militantes da esquerda, como Thiago dos Reis, ativista político de alcance nacional. Numas destas postagens, por exemplo, ele publica em sua timeline comemoração de Thiago dos Reis sobre investigação à tentativa de golpe no país: “Bomba! A PF já descobriu os números de WhatsApp que o Coronel Cid usava e já está recuperando as mensagens!! (…) Vai ser tudo revelado, apertem os cintos!”. A postagem é de 15 de maio de 2023.

Já em 16 de maio de 2023, Jessé repostou publicação de um usuário anti-Bolsonaro, em que listava 11 vitórias do Governo Lula, citando, entre elas, mudança na Petrobras, queda nos preços da gasolina, do diesel e do gás e depoimento de Bolsonaro na PF.

Entre as discussões com usuários na rede, ele se excede, cita palavrões e entra no embate direto. “Deu jegue do kralho, 1,3 trilhão vc postou, zebu. Isso é quase o PIB do Brasil, imbecil, eu que sou burro”, disse numa discussão sobre economia brasileira. “Eleitor do Bozo tem déficit cognitivo. Burro (…) Escreve cinco linhas pra gente ver se és pouco ou muito burro. Todo eleitor de Bozo tem déficit cognitivo. Apoiar um neonazifascista faz de você um idiota inútil”, complementou.

No ano anterior de 2022, eram comuns repostagens de perfis como PSOL, André Janones e do próprio presidente Lula.

Nesta quarta-feira (19), o magistrado já emitiu uma decisão sobre o processo. Ele negou ao ex-prefeito Álvaro Dias a exclusão do seu nome como réu. Além disso, determinou que todas as dez testemunhas sejam ouvidas no processo.

Deu no Diário do RN

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades