Além de dono de foguete, Elon Musk em breve será ‘dono’ de uma cidade; entenda

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na quarta-feira, 12, um condado do Texas aprovou a realização de uma eleição solicitada pela SpaceX, que permitiria aos residentes que moram nos arredores da empresa do bilionário Elon Musk decidir se querem criar formalmente uma nova cidade chamada Starbase.

A eleição foi marcada para 3 de maio e os votos só podem ser dados pelos residentes que moram perto do local de lançamento, que atualmente faz parte de uma área não incorporada do condado de Cameron, localizado ao longo da fronteira entre os EUA e o México.

Em dezembro, mais de 70 residentes da área assinaram uma petição solicitando uma eleição para tornar a Starbase seu próprio município. A maioria dos residentes são funcionários da empresa e a comunidade inclui mais de 100 crianças, de acordo com cópias da petição obtidas pela The Associated Press.

O juiz do condado de Cameron, Eddie Treviño, disse que o condado analisou a petição e concluiu que ela atendia às exigências do estado para que o processo de incorporação fosse levado adiante.

“Se a eleição for aprovada, esta será a mais nova cidade do condado de Cameron desde Los Indios em 1995?, disse Treviño em um comunicado. “Estamos ansiosos para ver o resultado dessa eleição.”

A SpaceX respondeu a um pedido de comentário referindo-se à declaração anterior da empresa em dezembro.

Kathryn Lueders, gerente geral da Starbase, disse anteriormente que a incorporação agilizaria determinados processos para a construção de comodidades na área. Alguns defensores locais do meio ambiente expressaram preocupação com o que os efeitos significariam para o desenvolvimento.

O local de lançamento da SpaceX foi inaugurado no Texas em 2014. Apenas 10 dos cerca de 250 lotes de terra dentro dos limites da nova cidade proposta não pertencem à empresa.

Mais de 3.400 funcionários e prestadores de serviços da SpaceX em tempo integral trabalham no local da Starbase, de acordo com um estudo de impacto local emitido pelo condado no ano passado.

Musk há muito tempo vem plantando raízes comerciais no Texas e as espalhou por todo o estado da Estrela Solitária. O bilionário se mudou para o Texas em 2020 e transferiu ou expandiu várias de suas empresas no estado, citando o clima favorável aos negócios.

A enorme Gigafactory de 10 milhões de pés quadrados (930.000 metros quadrados) da Tesla, onde a empresa fabrica seus Cybertrucks, foi inaugurada perto de Austin em 2022 e também servirá como sede da empresa.

Deu no Estadão

1 comentário em “Além de dono de foguete, Elon Musk em breve será ‘dono’ de uma cidade; entenda”

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades