A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) quer que seja obrigatória a exibição do filme Ainda Estou Aqui em escolas de todo o país, valendo tanto para as instituições de ensino públicas como privadas.
O Projeto de Lei 338/2025 foi protocolado na última sexta-feira (7) na Câmara dos Deputados. O texto obriga que as escolas exibem o longa de Walter Salles ao menos uma vez por ano.
Além disso, as escolas teriam que promover atividades pedagógicas sobre o conteúdo da obra, como discussões orientadas pelos professores e elaboração de redações pelos alunos.
De acordo com a deputada, o filme ajudaria os estudantes a desenvolverem o “pensamento crítico”.
– A exibição do filme no ambiente escolar contribuirá para o fortalecimento do pensamento crítico e da consciência social dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre educação em direitos humanos, cidadania e ética. Além disso, proporcionará um espaço para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a valorização da diversidade cultural – afirma a Delegada Adriana.
Delegada Adriana Accorsi Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
– Este projeto de lei busca garantir que todos os alunos do ensino médio tenham acesso à obra e possam debater suas mensagens de forma orientada e reflexiva, contribuindo para uma educação humanística, inclusiva e transformadora – justificou.
Haverá sanções às escolas que descumprirem a lei, caso seja aprovada. O texto seguirá para a designação de comissão responsável pela análise.
Deu no Pleno News