O novo edital de licitação do transporte público de Natal deverá ser lançado em até seis meses, segundo a nova gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). De acordo com a secretária Jódia Melo, a concorrência pública é “a prioridade zero da gestão”.
Durante a gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (2016-2024), a Prefeitura do Natal tentou realizar uma licitação para o transporte em duas oportunidades. Nas duas, nenhuma empresa manifestou interesse. Para evitar que a nova tentativa seja fracassada, o novo edital está sendo submetido a uma análise prévia pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Uma reunião técnica realizada nesta quinta-feira (16) contou com a presença do prefeito Paulinho Freire (União Brasil), auditores do TCE, consultores da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e técnicos da STTU. “O prefeito fez questão de participar para entender o processo em detalhes, reforçando o compromisso de que teremos um edital fortalecido, capaz de atrair empresas qualificadas e evitar inviabilidades econômicas”, detalhou Jódia Melo, em entrevista ao jornal Agora RN.
Segundo a secretária, o objetivo é lançar o edital em até seis meses. “Já estamos alinhando os apontamentos feitos pelo TCE com a equipe técnica da ANTP, e a STTU tem realizado reuniões quase diárias para ajustar cada detalhe. Nosso cronograma está bem definido”, garantiu.
O novo edital promete melhorias substanciais no transporte público de Natal, incluindo aumento da frota. O número de linhas será ampliado de 50 para 85, garantindo cobertura total da cidade. “Hoje, muitas pessoas precisam andar até três quilômetros para acessar o transporte público. Isso vai mudar”, enfatizou Jódia Melo.
Modernização da frota, ônibus mais novos, com ar-condicionado e sistema de câmeras de monitoramento serão padrão no investimento inicial. Redução do tempo de espera, o tempo máximo de espera nos pontos será limitado a 30 minutos. Maior eficiência: O estudo de demanda prevê linhas otimizadas para atender às necessidades reais da população, ajustando trajetos e melhorando a cobertura.
A pandemia da Covid-19 gerou graves falhas no sistema de transporte de Natal, reduzindo drasticamente o número de linhas e a frota disponível. “Conseguimos retomar parte da frota, mas ainda temos um déficit de mais de 20 linhas. Esse edital resolve isso com planejamento e eficiência”, destacou a secretária.
O plano de governo do prefeito Paulinho Freire contempla metas para a mobilidade urbana nos próximos quatro anos. “Estamos definindo cronogramas executáveis e compromissos claros. Quem ganha com tudo isso é o usuário final, a população de Natal”, disse Jódia Melo.
Fonte: Agora RN