Latam precisará compensar RN por fim do voo Natal/Rio se quiser manter benefícios fiscais, diz Emprotur

Foto: Reprodução

Caso queira manter benefícios fiscais no Rio Grande do Norte, a Latam precisará compensar o Estado pela perda de assentos provocada pela suspensão dos voos entre Natal e o Rio de Janeiro (Galeão). A informação é do diretor da Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur), Raoni Fernandes.

Segundo Raoni, a Latam tem, atualmente, desoneração de ICMS sobre o QAV (combustível das aeronaves), mas o benefício está condicionado à manutenção do patamar atual de assentos. Ou seja, como a rota Natal/Rio será suspensa a partir de 30 de março de 2025, a empresa precisará incluir outro trajeto ou incrementar novos voos em algum já existente.

“Provavelmente se trata de uma readequação de malha, muito comum nos começos de temporada. Natal deve receber da Latam uma nova rota em uma nova geografia ou o aumento de frequências em geografias já existentes. Conversaremos também com a Gol, que tem crescido no mercado carioca e deve ter interesse em ampliar ainda mais a sua oferta na região”, ressaltou Raoni, em nota à imprensa.

A Latam, segundo Raoni, já está em diálogo com o Governo do Estado e a Zurich, administradora do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que serve a Grande Natal, para discutir oportunidades de novas rotas. “Estamos confiantes de que Natal continuará a crescer como destino turístico, com mais voos e possivelmente até conexões internacionais no futuro”, finalizou.

Secretário e hoteleiros

A mesma análise é feita por Sanclair Solon, secretário de Turismo de Natal. Para ele, a demanda causada pela suspensão do voo será suprida e a cidade está focada na promoção do destino.

“A Gol deve absorver grande parte da demanda deixada pela Latam, o que não deve gerar prejuízos irreversíveis. Além disso, estamos articulando com entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) e a Emprotur para fortalecer o turismo e a conectividade de Natal”, disse o secretário.

Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN, enfatizou que o mercado aéreo opera de forma dinâmica e que outras empresas podem suprir a demanda. “A própria Latam pode anunciar novas rotas ou ajustes de frequência. Além disso, estamos em diálogo com as companhias para garantir a manutenção de ofertas de voos e ampliar a conectividade”, afirmou. Gadelha também chamou atenção para os fatores econômicos que impactam o setor, como o aumento do dólar e do preço dos combustíveis.

Incremento da Azul e Gol

Nesta semana, a Azul anunciou que reforçará sua operação com 22 voos adicionais para Natal durante o Carnaval, conectando a capital potiguar aos hubs de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). “Com mais de 46 mil assentos extras, o Nordeste segue como um dos destinos mais procurados na alta temporada”, afirmou Vitor Silva, gerente de planejamento da Azul.

Além disso, a Emprotur ressaltou que a conectividade do Rio Grande do Norte com o Rio de Janeiro está garantida. O diretor da empresa enfatizou que, atualmente, são 85 frequências mensais, sendo 13 pela Latam (que serão descontinuadas) e 72 pela Gol, que recentemente adicionou seis novas frequências para essa rota. “Isso mantém o Estado bem abastecido de conectividade”, explicou.

Deu no Portal da 98

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