O setor hoteleiro de Natal encerrou 2024 com um desempenho positivo, puxado pelas festividades de fim de ano e por eventos locais. Dados preliminares divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) apontam que a taxa de ocupação dos hotéis da cidade alcançou uma média de 90% durante o Réveillon, superando os números de 2023. A expectativa é que 2025 acompanhe um crescimento médio de 5% ao ano, com taxa de até 80% de ocupação.
Segundo Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), Natal está se fortalecendo como uma das capitais mais procuradas como destino turístico e isso pode ser percebido diretamente nas ocupações hoteleiras. “Para janeiro, a nossa expectativa é termos uma média ocupacional acima dos anos anteriores”, comenta.
Na visão mensal referente a dezembro de Abdon Gosson, empresário à frente do Grupo Arituba e diretor da ABIH-RN, os hotéis com grandes números de leitos chegaram a 77% na média geral de ocupação, um crescimento em torno de 4% em relação ao mesmo período de 2023. “De julho para cá, realmente teve uma melhora. Culminou com dezembro, que teve o Carnatal e o réveillon, além de ser um período de alta ocupação nos finais de semana. Isso é muito positivo para o destino”, afirma.
Em números divulgados pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2023, são mais de 40 mil leitos em todo o Estado, sendo 28 mil apenas na capital. Diante desses altos quantitativos, Abdon relembra que chegar aos 100% de ocupação é um grande desafio para os empresários. Para isso, o fortalecimento do turismo regional se torna um grande aliado, diante das facilidades de deslocamento e reconhecimento do destino.
Expectativa para o veraneio
Com o veraneio em alta, a expectativa é de que a ocupação hoteleira continue em crescimento, impulsionada pelas praias e pelas celebrações da alta temporada. Para Gadelha, presidente da ABIH-RN, os feriados também terão grandes contribuições. “Essa ocupação se estende para o Carnaval, que se inicia apenas no dia 28 de fevereiro, estendendo um pouco essa autoestação, e a Semana Santa ocorrerá apenas no mês de abril, o que provavelmente gerará ainda mais turistas para o nosso destino”, explica.
Fonte: Tribuna do Norte