Os dois fugitivos recapturados do sistema penitenciário federal, Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, foram transferidos da Penitenciária de Mossoró para a Penitenciária de Catanduvas (PR). As informações foram confirmadas pela Inter TV Cabugi e pelo g1.
A dupla fugiu da Penitenciária de Mossoró em 14 de fevereiro e foram recapturados no Pará, 50 dias depois.
A transferência dos detentos aconteceu de forma sigilosa em outubro. Ambos foram levados para a Penitenciária de Catanduvas (PR) em um avião da Polícia Federal, que partiu do Aeroporto de Aracati (CE), localizado a aproximadamente 90 km de Mossoró.
Desde a fuga, a segurança da Penitenciária Federal de Mossoró foi reforçada e a direção do local foi alterada.
Fuga
Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram em 14 de fevereiro, quando abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar. Foi a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal desde a criação em 2006.
A dupla foi presa no dia 4 de abril quando estava dentro de um carro, nos arredores de Marabá. Marabá fica a 1.600 quilômetros de Mossoró. Inquérito da Polícia Federal apontou que os dois receberam ajuda de uma rede de apoio mobilizada pelo Comando Vermelho, facção criminosa a qual eles são integrantes no Acre. Os dois atravessaram três Estados – Ceará, Piauí e Maranhão – para chegar ao Pará, incluindo uma viagem de barco.
Ambos são do Acre e estavam na Penitenciária Federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023, conforme divulgado na época pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.
Deu no Portal da 98