A reforma no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do hospital Walfredo Gurgel está suspensa. A informação foi confirmada à 98 FM pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), após denúncia do deputado estadual de oposição Luiz Eduardo (Solidariedade).
Em vídeo publicado nas redes sociais na última terça-feira (10), Luiz Eduardo mostrou uma visita que ele fez à unidade. Nas imagens, ele aparece percorrendo os corredores do hospital e vistoriando a situação dos pacientes e funcionários. No local, ele visualizou que o serviço no CTQ está parado.
“A situação é crítica”, resumiu o parlamentar, citando ainda a superlotação nos corredores e o andamento que ele considera lento das obras em outros setores.
Em nota, a Sesap afirmou que a obra foi suspensa no mês passado por causa do impasse sobre o pagamento de emendas parlamentares federais. Em agosto, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento de emendas até que o Congresso criasse regras mais claras de transparência e rastreabilidade.
Na semana passada, o ministro autorizou a retomada dos pagamentos, mas estabeleceu uma série de regras como condicionantes. No caso das emendas Pix, elas podem ser transferidas para estados e municípios mediante apresentação de plano de trabalho. No caso das emendas de bancada ou de comissão, o pagamento só pode acontecer com a identificação do deputado ou senador que fez a indicação internamente no Congresso.
Com a nova decisão, a Secretaria de Saúde disse esperar que o problema seja resolvido em breve – o que vai permitir a retomada da obra. Ainda segundo a pasta, não houve prejuízo à assistência no setor de Queimador porque o serviço foi planejado para ser feito por etapas, “reordenando o espaço interno para manter tudo funcionando”.
Deu no Portal da 98