O Botafogo não só sagrou-se campeão da CONMEBOL Libertadores, ao vencer a decisão deste sábado (30), contra o Atlético-MG, em Buenos Aires, como também fez o Brasil encostar de vez na Argentina em títulos do principal torneio de clubes do continente.
Agora, a ”competição paralela” entre os dois países mais tradicionais do futebol sul-americano está equilibrada como nunca: são 25 taças para os hermanos e 24 para o Brasil.
Isso acontece sobretudo pelo domínio brasileiro nos últimos anos. O título alvinegro em 2024 é nada menos que o sexto consecutivo de equipes do país, que desde 2019 não deixa outra nação encostar no troféu da Libertadores.
Nos últimos oito anos, o campeão foi do Brasil em sete oportunidades. O único a furar a fila foi o River Plate, que venceu a final caseira contra o Boca Juniors em 2018.
Mas, historicamente, a Argentina ainda tem uma vantagem sobre o Brasil. Dos cinco maiores vencedores do torneio, quatro são argentinos. O líder do ranking é o Independiente com sete, seguido pelo Boca Juniors, que tem seis. Estudiantes e River Plate têm quatro cada um. Racing, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez Sarsfield detêm um.
O futebol brasileiro, por sua vez, tem cinco tricampeões (Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo), dois bicampeões (Cruzeiro e Internacional) e também Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e Vasco, além, claro, do Botafogo, com um título cada.
O ranking de campeões da Libertadores por país:
Argentina – 25 títulos
Brasil – 24 títulos
Uruguai – 8 títulos
Colômbia e Paraguai – 3 títulos
Chile e Equador – 1 título
Fonte: ESPN