A CBF promete divulgar na próxima semana os calendários das duas competições regionais que promove: a Copa do Nordestee a Copa Verde. A entidade também aproveitou para encerrar a polêmica de que as disputas poderiam ser suprimidas da próxima temporada em virtude do calendário apertado com o Super Mundial.
Nos bastidores, o próprio presidente Ednaldo Rodrigues já deixou claro que é um compromisso dele com os clubes a manutenção das competições regionais. Na última terça-feira, ao revelar o calendário para 2025, a CBF não incluiu as copas do Nordeste e Verde, o que suscitou alguma dúvida se seriam canceladas.
– O que aconteceu é que a CBF vai divulgar um calendário específico para as disputas regionais, separado dos estaduais e das competições nacionais. Mas as duas (Copa do Nordeste e Copa Verde) estão mantidas e continuam dando ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil – disse um interlocutor do presidente Ednaldo Rodrigues.
Outro ponto praticamente garantido pela CBF é a manutenção dos regulamentos. Assim, a Copa do Nordeste terá o formato que está em vigor desde 2019: dois grupos de oito, com os times de uma chave enfrentando os da outra na primeira fase; quartas e semifinais em jogos únicos, e a final em partidas de ida e volta. Quatro times serão conhecidos em duas fases preliminares.