Foto: Verônica Macedo
A Câmara Municipal de Natal, por iniciativa do vereador Hermes Câmara (Cidadania), realizou uma sessão solene, nesta quarta-feira (13/11), para homenagear a Federação de Jiu-Jitsu do Rio Grande do Norte. Durante a cerimônia, que contou com a presença de atletas, professores, dirigentes e apoiadores, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no estado foram agraciadas com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
“Trata-se de uma das mais antigas federações de Jiu-Jitsu a ser criada no Brasil há mais de 30 anos. Atualmente a instituição representa um marco do esporte e passa por reestruturação para continuar avançando junto com os apaixonados pela arte suave. Então, esta noite é especial, pois na condição de vereador tenho a grata satisfação de registrar esta merecida homenagem”, comemorou Hermes Câmara.
Jodia Melo, secretária de Esporte e Lazer de Natal, considera importante reconhecer e destacar as contribuições da atividade esportiva na capital potiguar. “O Jiu-Jitsu da nossa cidade e do nosso estado tem ganhado cada vez mais força. Os campeonatos apresentam ótimo público, as academias estão cheias de praticantes e muitos trabalhos sociais acontecem nas comunidades levando o esporte para pessoas de todas as idades. Por este motivo, é necessário ter uma federação que represente bem o nosso estado em todo país”.
Ronaldo Aoqui, presidente interino da Federação, disse que o objetivo da instituição é incentivar o crescimento da modalidade e fiscalizar a atuação das academias e profissionais, a fim de levar cada vez mais o nível dos atletas e professores. “Comecei a praticar esta arte marcial ainda muito jovem e com ela passei por um grande desenvolvimento pessoal, espiritual e físico. Isso se reflete na minha vida fora do tatame”, completou.
Entre os homenageados estava o campeão mundial de MMA Patrício Pitbull. Ele falou sobre o significado do Jiu-Jitsu para sua vida. “O esporte trouxe tudo que eu tenho na minha vida. Hoje eu sou campeão mundial e a minha primeira arte marcial foi justamente o jiu-jitsu, que levo no meu coração para todos os lugares que vou. Estou sempre à disposição para ajudar a nossa arte”.
“Considero esta honraria muito significativa para todas as mulheres que participam deste esporte que, para mim, é um estilo de vida. Já são 26 anos de dedicação e muitas experiências, formei minha família, comecei a empreender no setor e construí minha história. Aproveito para parabenizar a Câmara Municipal pelo reconhecimento”, declarou Juliana Dantas Fernandes, atleta e empreendedora, também homenageada.