Nesta terça-feira (5), a bancada do PT no Senado, formada por nove senadores, decidiu apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, cujo pleito ocorrerá em fevereiro de 2025.
Essa decisão foi tomada após um acordo interno, que contou com a colaboração de membros do governo federal.
Recentemente, Alcolumbre esteve em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora Lula não interfira diretamente na eleição do Congresso, sua postura favorável a Alcolumbre é vista como um apoio que pode facilitar as articulações políticas para a eleição.
O acordo com o PT incluiu, ainda, conversas sobre a possibilidade de o partido ocupar cargos na Mesa Diretora e assumir presidências de comissões estratégicas. O PT manifestou interesse na segunda vice-presidência e no comando de uma comissão de destaque, como a de Desenvolvimento Regional.
Alcolumbre também conta com o respaldo do PL, principal partido de oposição no Senado, além de alianças com partidos como PP, PSB e PDT, fortalecendo seu nome para retornar à presidência do Senado e aumentando suas chances para 2025.
Deu no Conexão Política