A Marinha do Brasil tem investido cada vez mais no uso de Soft Power para fortalecer seu papel e presença nacional, indo além do poder militar. Uma das mudanças mais notáveis foi a recente nomeação do empresário Flávio Augusto da Silva como embaixador de comunicação estratégica, em setembro.
Reconhecido pelo sucesso no empreendedorismo e pela forte presença nas redes sociais, Flávio Augusto atua como uma “ponte” entre a Marinha e a sociedade, traduzindo temas técnicos e estratégicos para um público mais amplo.
A estratégia faz parte do Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040), que estabelece diretrizes até 2040, abordando não apenas aspectos de defesa, mas também iniciativas humanitárias, ambientais e de segurança pública. Com isso, a Marinha identificou a necessidade de uma comunicação mais clara e acessível.
Sob a liderança do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, o conceito de “mentalidade marítima” reporta essa visão. A presença de Flávio Augusto tem uma comunicação voltada para engajar o público e trazer o tema da defesa marítima para o cotidiano dos brasileiros.
A mudança de abordagem — que agora busca alcançar várias camadas da sociedade — externa a posição da Marinha em buscar um maior apoio civil para suas ações. A estratégia prioriza, sobretudo, o trabalho de conscientização sobre a importância da proteção da Amazônia Azul, ciente do seu valor para o interesse nacional e o bem-estar dos brasileiros.
Deu no Conexão Política