O ministro da Fazenda, Fernado Haddad, cancelou o tour que faria por Paris, Londres, Berlim e Bruxelas. A viagem aos países europeus estava marcada para iniciar na próxima terça-feira (5), mas a assessoria de Haddad informou o cancelamento neste domingo (3).
Em comunicado enviado para a imprensa, a assessoria do ministro informou que Haddad atende ordens do presidente Lula e que estará em Brasília ao longo da próxima semana para se dedicar aos “temas domésticos”. Não houve mais detalhes sobre o que seriam estes temas domésticos.
O cancelamento da agenda coincide com a disparada do dólar, que chegou ao patamar de R$5,87, quase superando o maior valor nominal da série histórica: R$5,90, alcançados em 13 de maio de 2020, na pandemia de covid-19.
Há um pessimismo na economia em razão da agenda para o corte de gastos. O mercado financeiro esperava um pacote de cortes apresentado logo após o fim das eleições municipais. Mas, além de não ser apresentado, membros da equipe econômica até mesmo rechaçam o uso do termo “pacote”.
Deu no Diário do Poder