A Prefeitura do Natal publicou nesta segunda-feira (21) informações sobre uma coleta de preço voltada à contratação de uma empresa para realizar o controle e monitoramento da exploração da nova jazida de areia da engorda da Praia de Ponta Negra. De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, a ideia é que o trabalho da empresa contratada aconteça tanto durante os serviços quanto de 6 a 12 meses após a exploração.
A coleta de preço N° 030/2024 foi divulgada por meio do Diário Oficial do Município (DOM). Segundo a publicação, o objetivo é efetuar a contratação emergencial de empresa especializada para execução de serviços ambientais vinculados à obra de engorda da praia. O período de recebimento de propostas já está aberto e o prazo máximo para envio é de 72 horas após a publicação do aviso.
De acordo com Thiago Mesquita, o objetivo do trabalho da empresa é garantir que a execução da obra da engorda não resulte em danos ambientais. “A gente sabe como infelizmente está tendo uma tendência de alguns grupos trabalharem contra esse projeto. Nós iremos nos respaldar técnica e cientificamente durante e após a execução da engorda”, complementa.
Nas últimas semanas, a Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra. A justiça também determinou que o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda da Praia de Ponta Negra.
A engorda é, na prática, um aterro que será colocado ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. Atualmente, os serviços estão em 20% de execução.
Coleta de preços
Segundo a publicação do DOM, as informações sobre a coleta de preço encontram-se à disposição dos interessados no Departamento de Administração Geral (DAG) da Prefeitura do Natal, no horário das 08h às 14h de segunda a sexta-feira, conforme requisitos e condições legais dispostos na Legislação pertinente, ou por meio do e-mail: admsemurb7@gmail.com e dos telefones: (84) 3216-6341. As Propostas de Preços poderão ser entregues no DAG ou encaminhadas via e-mail.
Fonte: Tribuna do Norte