Como Natália Bonavides usou de fake news para fazer parecer que era alvo de ataques e difamação no 2º turno em Natal

A deputada federal e candidata à prefeitura de Natal Natália Bonavides (PT) publicou no Instagram, no dia 10 de outubro, um carrossel em que denuncia ataques nas redes sociais. No entanto, uma análise dos perfis e comentários apresentados revela são antigos. A publicação retirada de contexto temporal desencadeou uma onda de reação entre seguidores e simpatizantes da deputada por associarem a postagem e os ataques a algo que tinha relação com a campanha do segundo turno em Natal. Ou seja, fake news!

Ao longo da quinta-feira, o Blog do Dina recebeu diversas mensagens pedindo para se posicionar contra os ataques. Ao verificar a postagem, o Blog constatou que o conteúdo é repugnante e ação típica de situações em que mulheres são atacadas em contexto de misoginia, razão pela qual não podemos deixar de registrar que nos solidarizamos a com a deputada. Foi a edição das imagens, no entanto, que chamou a atenção e indicou manipulação do conteúdo, razão pela qual decidimos ir além do gesto de solidariedade e expor a manobra.

A Manipulação de Ataques Reais e Reedição de Estratégia
A postagem de Natália Bonavides inclui comentários cuja marcação temporal dá a entender que foram feitos recentemente. Em nenhum momento do post é informado que se trata de material coletado anteriormente. Alguns deles, o Blog do Dina conseguiu encontrar com apoio de ferramentas de social listening e descobriu que o conteúdo é antigo.

No dia 24 de setembro de 2022, na campanha presidencial, por exemplo, Natália Bonavides postou em seu Instagram um conteúdo sobre ataques, em idêntica estratégia que utiliza agora, e registrou o seguinte comentário da qual foi alvo:

Dois anos depois, o mesmo comentário foi apresentado como se fosse atual, agora na disputa pela prefeitura de Natal, na postagem desta quinta-feira (10):

Outro comentário apresentado nesta quinta foi uma atribuída ao perfil Diogenes Silveira. Chama atenção, neste caso, que o marco temporal da mensagem tenha sido removido, enquanto em outros casos os prints tem marcação de postados há algumas horas ou dias atrás, o que não procede, visto que foram printados há dois anos ou mais e guardados.

O Blog do Dina não localizou a postagem original onde está este comentário, mas o fundo cinza sob o texto revela que ele foi postado no Facebook. Ao ir em busca do perfil de Diógenes nesta rede, o Blog do Dina constatou que Diogenes Silveira tinha foto de perfil semelhantes ao do comentário usado por Natália Bonavides até 2022, quando mudou a foto de perfil, especificamente em 27 de novembro daquela ano. Essa evidência aponta, mais uma vez, que se trata de um comentário postado noutro tempo e não atualmente.

Além disso, a deputada resgatou ofensas graves e conteúdos que configuram crimes, como calúnia e difamação, mas que foram postados em campanhas anteriores ou por perfis inativos. Perfis como bado3737 e Rodas Importadas não estão mais ativos ou foram modificados, mas seus comentários continuam sendo utilizados no post, sugerindo que os ataques continuam na campanha atual.

A Estratégia Por Trás da Ação de Natália Bonavides
Até aqui esse conteúdo se limitou a reportar fatos objetivos. Mas passo a analisar a estratégia porque considero que a campanha de Natália Bonavides é inteligente o suficiente para saber que essa postagem seria facilmente identificada como retirada de contexto. Por que, então, fazê-lo?

Para entender a razão é preciso mergulhar no impacto que a ação teve e seus desdobramentos. Dados da plataforma de social listening utilizada pelo Blog do Dina, a Brandwatch, ajudam a entender porque a estratégia foi colocada na rua.

Ao longo do dia 10, o termo ‘fake news’ foi a palavra em trending sobre Natália Bonavides, em conversas agregadas do X, Instagram, Facebook, Blogs, sites de notícias e fóruns. Em toda quinta-feira, Natália teve 233 menções, alcançou 1,93 milhões de contas, 137% maior que o dia anterior, obtendo 1,56 milhões de impressões promovidas por 167 autores únicos.

Nas conversas sobre Natália Bonavides, o post dela foi o que teve mais alcance. Às 11h10 desta sexta-feira (11), a Brandwatch reportava que ele tinha alcançado 281 mil contas só no Instagram.

Mobilização e Casca de Banana
A estratégia de revitimizar uma situação real é imediatamente absorvida no contexto de polarização como sinal para a base se mobilizar. Não por acaso, os eleitores que se identificam com Natália amplificaram a mensagem noutras redes. O resultado disso é tangível: quem viu o post de Natália no Instagram repassou adiante com críticas atribuindo a suposta campanha difamatória aos adversários.

Ao mesmo tempo, o material da candidata do PT colocou na berlinda os adversários que tinham duas escolhas: ignorar ou entrar no debate. Como não entrariam no debate para defender Natália, escorregaram na casca de banana que a campanha dela jogou e promoveram conteúdo contrário a Natália Bonavides que foi utilizado na espiral. Com isso, a campanha obteve ataque atuais, e não antigos, podendo utilizá-los em seu favor. Um exemplo disso ocorreu com o deputado estadual José Dias, em postagem que é a 4ª mais vista no Twitter sobre o tema envolvendo Bonavides.

Rejeição
Um outro sinal de que para que serviu o post e sua estratégia está na mensagem de maior alcance no Twitter até agora, amplificada a partir do ICL Notícias. Nela, a vereadora reeleita Brisa Brachi dá a senha de mais uma utilidade da estratégia de Natália Bonavides.

Nota
O Blog do Dina procurou a assessoria de Natália Bonavides e questionou duas coisas: o que exatamente a deputada denunciou em Brasília, onde teria acionado autoridades federais para investigar o caso e por que as mensagens utilizadas em seu post não são recentes. A assessoria enviou a seguinte nota:

Natália denunciou ataques realizados em redes sociais e em grupos de WhatsApp, bem como notícias falsas sobre sua atuação política. A polícia legislativa está em campo e identificou pessoas que estão espalhando essas mentiras e agressões, inclusive comissionados da prefeitura Álvaro Dias. Sobre a postagem, ela reúne prints tanto de agora, como mais antigos, mostrando um histórico de casos desse tipo de ataque, inclusive iniciando com a lembrança do caso Ratinho, e até onde chega o conteúdo ofensivo dessas mensagens. Tudo isso evidencia também o modo de agir do gabinete do ódio, que tem se intensificado agora diante do crescimento da nossa campanha. Todos esses criminosos estão sendo notificados e vão responder na Justiça, seja CPF ou CNPJ.

Fonte: Blog do Dina

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