:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/9/o/SgXz1wSYyFLHORbnMwkw/107346725-pa-brasilia-df-17-06-2024-cerimonia-de-assinatura-de-contrato-entre-bndes-e-mjsp-par.jpg)
Dados de uma nova pesquisa Ipec apontam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado de forma positiva por 35% dos brasileiros, que o consideram ótimo ou bom. No entanto, a reprovação está praticamente no mesmo nível, com 34% dos entrevistados classificando a gestão como ruim ou péssima. Outros 28% avaliam o governo como regular.
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, entrevistando 2 mil pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que deixa os índices de aprovação e reprovação praticamente empatados.
Comparado ao levantamento anterior, realizado em julho, houve uma queda na aprovação do governo. Naquela ocasião, 37% dos entrevistados avaliavam o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto agora o número caiu dois pontos. A reprovação, por sua vez, aumentou três pontos, o que sinaliza uma insatisfação crescente, quase fora da margem de erro. A porcentagem de brasileiros que consideram a gestão regular também caiu, passando de 31% em julho para 28% em setembro.
Com isso, as avaliações positivas e negativas do governo Lula se aproximam novamente. Em julho, a diferença entre os que aprovavam e desaprovavam a gestão era de seis pontos percentuais. Agora, esse distanciamento voltou a ser de apenas um ponto, cenário semelhante ao observado em março deste ano.
Deu na VEJA