STTU instala rotatórias em diversos cruzamentos

Foto: Magnus Nascimento

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vem implantando rotatórias em diversas confluências importantes da cidade. A medida, no entanto, tem dividido opiniões e levanta debates sobre educação no trânsito. Na região dos bairros Tirol e Petrópolis, três dessas rotatórias estão localizadas em pontos estratégicos: no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Trairi; na interseção da Rua Ceará-Mirim com a Avenida Rodrigues Alves; e no final da Rodrigues Alves, na conexão com a Avenida Romualdo Galvão, ao lado da Praça Augusto Leite.

O motorista de aplicativo Adair Cândido Jr. acredita que a estrutura melhora o fluxo de veículos em comparação a um semáforo, mas ressalta a necessidade de cooperação dos motoristas. “Melhora 100%, mas o problema de Natal não é o trânsito, mas sim os motoristas. Há uma falta de educação ou falta de conhecimento muito grande porque nem sempre respeitam a vez, o que gera discussões que acaba até atrasando o trânsito, gerando alguma briga maior”, comenta.

No cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Trairi, comerciantes dizem que a implementação da rotatória piorou o movimento por causa das discussões constantes. “Aqui em horário de pico não tem quem aguente o buzinado”, diz o comerciante Eduardo Alves. “Depois dessa rotatória a gente vê acidente aqui quase todo dia, até de moto com moto. Até antes de 17h começa o movimento grande e todo dia é confusão, ficamos até com medo de acontecer algo mais grave”, complementa Rayane da Silva, que trabalha em uma conveniência na esquina da rotatória.

A utilização adequada de uma rotatória segue regras claras e estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as quais nem sempre são devidamente compreendidas pelos motoristas. O princípio básico é de que, ao se aproximar de uma rotatória, o motorista deve reduzir a velocidade e observar o tráfego dentro da mesma. A regra de preferência é simples: o veículo que já está circulando dentro da rotatória tem prioridade, e os motoristas que estão prestes a entrar devem aguardar até que haja uma oportunidade segura para avançar.

A STTU informou que a escolha dos locais para implantação das rotatórias é baseada em estudos técnicos que consideram o fluxo de veículos e a possibilidade de melhoria na fluidez do trânsito. O inspetor afirmou ainda que a secretaria já fez campanhas de educação sobre o uso do equipamento, mas que irá renovar as ações.

Deu na Tribuna do Norte 

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