Venezuela: manifestantes derrubam estátua de Hugo Chávez em protesto contra Maduro

Foto: reprodução

As manifestações que estão sendo realizadas na Venezuela desde a segunda-feira (29), contra a reeleição do presidente Nicolás Maduro, já deixaram ao menos sete pessoas mortas. No primeiro dia das mobilizações, manifestantes derrubaram estátuas do antigo líder Hugo Chávez, antecessor e mentor do atual presidente. A representante da oposição no país garantiu ter provas de que os resultados eleitorais foram fraudulentos e o verdadeiro vencedor da disputa é Edmund González Urrutia.

Informações repassadas pelo grupo de ativistas pelos Direitos Humanos Foro Penal, apontam que pelo menos 46 pessoas foram detidas em manifestações por todo o país. Para deter os manifestantes, as forças de segurança locais estão lançando gás lacrimogêneo e balas de borracha.

As manifestações atingem, além das regiões já conhecidas por se opor a Maduro, áreas pobres de Caracas que até o momento eram favoráveis ao governo socialista. “Vou lutar pela democracia do meu país. Roubaram-nos as eleições”, lamentou um manifestante.

Por meio de uma transmissão ao vivo no palácio presidencial, Nicolás Maduro disse que as forças de segurança estão agindo apenas contra os ‘manifestantes violentos’. As forças armadas têm apoiado Maduro e não há sinais de que seus líderes estejam a romper com o regime.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades