Levantamentos da empresa Consultores 21 e do Instituto Delphos indicam que o candidato da oposição na Venezuela, o diplomata Edmundo González, tem 60% da preferência do eleitorado. O ditador Nicolás Maduro tem entre 25% e 28%.
As pesquisas ocorreram de forma presencial, o que traz um panorama mais real do cenário, já que 40% da população não tem acesso à internet e é comum que não se atenda chamadas telefônicas no país. Os números foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo.
Sobre a avaliação da gestão de Maduro, a desaprovação chega a 72,3%. Só 26,5% consideram a gestão positiva. Outros 73,3% dos entrevistados consideram ser “necessária” ou “muito necessária” uma mudança política na Venezuela.
Sobre a expectativa com o resultado da eleição, 26,7% declararam que Maduro vai ganhar e continuar no poder. Outros 20,8% disseram que a oposição ganha, mas Maduro seguirá no poder. Para 35,4% dos entrevistados, a oposição ganha e assumirá. Há ainda 2,8% que acreditam que nem mesmo haverá eleições. Aqueles que disseram não saber somaram 14,4%.
Deu no Diário do Poder
Ele está querendo amedrontar o povo. É agora ou nunca.
A Argentina melhorou muito. Policiada,limpa, pode até andar com celular na mão e está muito bonita. Segundo já vi por aqui. .
Sabe se as urnas da Venezuela tem voto auditável?