Cerca de 65% dos eleitores democratas dizem que o presidente americano Joe Biden “deve desistir da corrida eleitoral e permitir que seu partido selecione um candidato diferente”. Os dados são de uma pesquisa da AP-NORC divulgada na quarta-feira (17).
Apenas 35% disseram que o líder americano deve continuar concorrendo à presidência.
Em contrapartida, cerca de 73% dos eleitores republicanos dizem que o ex-presidente Donald Trump deve continuar na disputa. No geral, a maioria do público diz que gostaria de ver cada candidato desistir.
A pesquisa AP-NORC entrevistou 1.253 adultos dos EUA de 11 a 15 de julho, usando um painel online nacionalmente representativo. A pesquisa foi realizada em grande parte antes da tentativa de assassinato de Trump no sábado (13). Os resultados para a amostra completa têm uma margem de erro de +/- 3,8 pontos percentuais.
Os democratas negros estão divididos, com 50% dizendo que Biden deve continuar concorrendo e 49% que ele deve se retirar.
Enquanto isso, 64% dos democratas hispânicos e 67% brancos querem que ele desista da disputa.
Cerca de 57% dos democratas com 45 anos ou mais dizem que Biden deve se retirar, subindo para 75% entre aqueles com menos de 45 anos.
A maioria dos democratas (70%) continua a ver Biden favoravelmente. Mas 48% dizem que não estão muito ou nada confiantes de que ele tem a capacidade mental para servir efetivamente como presidente, em uma pesquisa de junho pré-debate.
Enquanto a maioria dos democratas dá a Biden a vantagem sobre Trump pela honestidade (74%), tendo a visão certa para o país (68%) e a capacidade de lidar com uma crise (56%), apenas 37% dizem que Biden é mais capaz do que Trump de vencer esta eleição de 2024.
CNN Brasil