A penúltima rodada da fase de classificação no grupo A 3 foi perfeita para o América. Além de conquistar a classificação de forma antecipada com a vitória sobre o Atlético-CE, a equipe potiguar encostou de vez na luta pela segunda colocação, se aproveitando do tropeço do Iguatu-CE diante do Santa Cruz. Além disso, o grupo comandado por Marquinhos Santos pôs fim a duas situações incômodas: até então o Alvirrubro não tinha conseguido emplacar duas vitórias consecutivas e não tinha vencido como visitante.
Marquinhos considera que com os objetivos atingidos a equipe irá iniciar a fase de mata-mata de forma mais leve. A meta agora é buscar a segunda posição do grupo, uma vez que a diferença de quatro pontos em relação ao Iguatu, que no próximo domingo vai receber o Sousa-PB, no estádio Morenão, com os paraibanos jogando as últimas chances de classificação para segunda fase.
Enquanto isso o América enfrenta o Maracanã, na Arena das Dunas, num confronto teoricamente mais fraco que o dos cearenses, que terão de vencer de qualquer jeito para não depender de uma combinação de resultados para se manter na vice-liderança do grupo A 3. O clube potiguar terá apenas de fazer o dever de casa, onde possui 83% dos pontos disputados, conquistando 16 dos 18 colocados em jogo.
A aposta no Sousa terá de ser alta, porque o Iguatu tem junto com o Maringá, as melhores campanhas como mandante. As duas equipes venceram todos os jogos diante de suas torcidas.
O técnico do América, com sua longa experiência no futebol, entende que imprevistos podem ocorrer durante os jogos, por isso não descarta a possibilidade de um novo tropeço do Iguatu, mesmo com os números todos favoráveis aos cearenses, diante do time paraibano.
Apostando na “zebra”, Marquinhos Santos mantém o objetivo de alcançar o segundo lugar na tabela. “Continuaremos lutando pelo que ainda é possível, que é a vice-liderança. O time do Iguatu enfrentou dificuldades em seu último jogo contra o Santa Cruz, mostrando que o campeonato é realmente desafiador. Com a vice-liderança ainda em jogo, temos mais uma rodada para tentar garantir essa posição. Se conseguirmos, teremos a vantagem de jogar o segundo e crucial jogo do início da fase eliminatória em nossa casa, na Arena das Dunas”, explicou o treinador.
Deu na Tribuna do Norte