Primeira Olimpíada de eSports será sediada pela Arábia Saudita

COI chega em acordo com Arábia Saudita por primeira Olimpíada de e-Sports -  Rádio Itatiaia
Reprodução

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (12 de julho de 2024) que a Arábia Saudita será a sede dos primeiros Jogos Olímpicos de Esports em 2025, com um contrato de 12 anos. A proposta será apresentada na Sessão do Comitê Olímpico Internacional em 25 de julho de 2024, um dia antes do início das Olimpíadas de Paris.

Os detalhes, como a cidade e o local do evento em 2025, ainda estão sendo definidos, assim como os títulos que serão incluídos e o processo de qualificação dos jogadores. O COI está colaborando com Federações Internacionais e Comissões Olímpicas Nacionais já envolvidas em versões eletrônicas de seus esportes.

Além disso, o COI planeja criar uma estrutura específica dentro de sua organização para lidar com a natureza particular dos Jogos Olímpicos de Esports, diferenciando-se do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos tradicionais.

Thomas Bach, presidente do COI, elogiou a colaboração com o Comitê Olímpico Nacional (CON) saudita nos Jogos Olímpicos de Esports, destacando sua significativa experiência no campo dos esports. “Temos muita sorte de poder trabalhar com o CON saudita nos Jogos Olímpicos de Esports, porque ele tem grande — se não única — experiência no campo dos esports com todas as suas partes interessadas”, disse Bach.

Abdulaziz bin Turki Al Faisal, ministro do Esporte e presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita, também ressaltou a importância da iniciativa: “Somos uma nação jovem, com mais de 23 milhões de jogadores, abraçando o futuro com novos pensamentos e parcerias”.

Deixe um comentário