Foto: Freepik
A doença arterial coronariana é um problema mais comum do que se imagina. A doença, que caracteriza-se pela obstrução das artérias coronárias, é a principal causa de morte em todo o mundo e requer atenção.
As artérias coronárias fornecem sangue para o músculo do coração; por isso, elas são de suma importância para o funcionamento cardíaco. No entanto, a obstrução acontece quando há o acúmulo de gordura nas artérias e, consequentemente, acaba prejudicando o transporte do sangue até o coração.
É muito importante ficar alerta aos sintomas, pois eles podem ser confundidos com outros problemas cardíacos. Entre os sinais que o corpo dá de que está sofrendo com a doença arterial coronariana está a sensação de pressão, queimação, peso ou aperto no peito. Esforços físicos ou fortes emoções podem intensificar a dor, que pode durar até dez minutos.
Existem três opções de tratar o problema: para casos mais brandos, medicamentos; em situações moderadas, a angioplastia, que vai desobstruir as artérias e, em pacientes graves, intervenção cirúrgica.
Para evitar a doença, os médicos reforçam que não existe segredo: é necessário levar uma vida saudável, com bons hábitos alimentares, sem sedentarismo e, claro, idas regulares ao cardiologista. Quem possui fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, precisa redobrar os cuidados.
Deu no Pleno News