Na Avenida Doutor João Medeiros Filho, também conhecida como “Estrada da Redinha”, na zona Norte de Natal, motoristas e usuários enfrentam constantemente o problema da areia que desce das ruas adjacentes e se amontoam na via, dificultando o trânsito, gerando insegurança e até acidentes. É o que acontece num trecho da avenida, nas imediações de uma escola particular, próximo ao cruzamento com a Rua Pedro Pinheiro da Luz.
O empresário Whatson Johnson, 32 anos, possui uma oficina cuja entrada estava obstruída pelo acúmulo de areia e relatou que nesta semana testemunhou, com outra moradora, a queda de uma mulher que conduzia uma moto e derrapou devido a quantidade do sedimento. “Por pouco não ocorreu algo grave com ela, pois caiu na areia e pouco atrás vinha um carro que freou em cima deles. Estavam ela e um passageiro”, afirmou o empreendedor.
Segundo ele, o problema se repete sempre que chove. “Aqui é uma situação recorrente e não solucionada. Sempre que chove, a areia desce e causa acidentes, prejudicando meu comércio e também os comerciantes locais, além da fluidez do tráfego de veículos”, comentou. Ele acredita que uma solução seria o calçamento das ruas adjacentes, de onde vem o material.
O motorista de aplicativo Wellington Corrêa, 56 anos, também alertou para o risco de atropelamentos na via devido à presença constante de areia. “Essa areia sempre desce, toda vez que chove”, disse ele. Além disso, afirmou que os reparos feitos são apenas paliativos, pois a cada período de chuvas o material volta, mesmo com os caminhões do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER) fazendo a remoção.
Procurado, o DER informou que realizará novos reparos, mas que os sedimentos descem de ruas adjacentes que estão sob a gestão do Município, sem drenagem e pavimentação. “No entanto, assim como na situação da Avenida Olavo Montenegro (na zona Sul), a prefeitura precisa executar a drenagem e pavimentação das ruas adjacentes, pois o que vem escoando dessas vias acaba se acumulando na principal via estadual”, informou o departamento através de sua assessoria de imprensa.
Deu na Tribuna do Norte