O partido de direita Reagrupamento Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen, vem solidificando o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições legislativas na França e não estaria longe da maioria absoluta na Assembleia Nacional, segundo uma última sondagem divulgada neste domingo (23).
O RN e seus aliados de direita alcançariam 36% dos votos no primeiro turno, em 30 de junho, segundo indica a pesquisa do jornal La Tribune du Dimanche e da emissora BFMTV, enquanto a nova Frente Popular, de esquerda, aparece na segunda colocação, com 27%.
Mais distantes estariam o bloco liderado pelo presidente Emmanuel Macron, com 20%, e o conservador Os Republicanos (LR), com 10%.
As projeções de cadeiras na Assembleia antes do primeiro turno não são fáceis, uma vez que os duelos do segundo turno, no dia 7 de julho, não estão definidos, mas a sondagem aponta que o RN e seus aliados conseguiriam entre 250 e 280 deputados (a maioria absoluta está em 289).
A aliança de esquerda, por sua vez, obteria entre 150 e 170 cadeiras, enquanto a atual maioria macronista cairia para o terceiro lugar (90 a 110 deputados) e o LR permaneceria em 35 a 45. Outras formações menores teriam de 10 a 12 assentos.
Por outro lado, a participação nas próximas eleições registraria um claro aumento, já que 60% dos consultados afirmam que votarão com certeza.
Nas eleições europeias do dia 9 de junho, a participação ficou em 51,49%, enquanto no primeiro turno das legislativas de 2022 foi de apenas 47,5%.
Deu na Gazeta do Povo