A Associação Brasileira de Psiquiatria realiza em Natal, nesta terça-feira (18), um evento em alusão ao Dia do Orgulho Austista com o objetivo de abordar o bem-estar de famílias que cuidam de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Segundo o último levantamento do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a condição tem afetado 1 a cada 36 crianças. A ação será sediada na Associação Médica do Rio Grande do Norte, com início às 14h, e conta com a parceria do Instituto Gestão e Vida, Instituto Le Blue e Clínica Professor Heitor Carrilho. A entrada é aberta ao público em geral.
O evento traz a participação do Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Dr. Antônio Geraldo, e do radialista e humorista Mução, pai de duas crianças autistas e que utiliza suas plataformas para apoiar a causa e famílias de crianças autistas.
Embora os desafios para famílias com crianças e adolescentes com TEA sejam muitos, a atenção tende a se concentra apenas nos filhos, enquanto os cuidadores, que desempenham um papel vital em suas vidas, podem ser negligenciados.
O evento, nesse sentido, tem o objetivo de oferecer orientação prática e apoio, destacando a importância do autocuidado para aqueles que se dedicam ao cuidado de crianças e adolescentes com TEA, além de aprender estratégias para promover o bem-estar para si mesmos e de seus entes queridos.
O evento também oferece uma sessão interativa de perguntas e respostas, proporcionando aos participantes a oportunidade de interagir diretamente com os palestrantes e tirar suas dúvidas sobre os desafios e as necessidades dos cuidadores de crianças autistas.
Deu na Tribuna do Norte