Professor de turismo da UFRN recebe prêmio na Holanda

Professor Luiz Mendes e sua orientanda de mestrado, Sara Jane – Foto: Divulgação 

 

O professor Luiz Mendes, do Departamento de Turismo da UFRN, recebeu um prêmio em um congresso de turismo realizado na Holanda, entre 5 e 7 de junho, durante o INC2024 (Tourism, Hospitality and Events INternational Conference). O trabalho que rendeu o premiação foi um artigo, orientado por Luiz Mendes e desenvolvido pelas alunas do Programa de Pós-Graduação em Turismo Sara Jane Almeida Sousa e Hillary de Oliveira Silva, e pelo professor Sergio Marques Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da UFRN.

O artigo “Explorando o lúdico: Gamificação e Experiência Participativa no Evento Go!RN” ganhou destaque na categoria Eventos, e além do certificado, foi premiado com 100 libras (cerca de R$ 681, em conversão direta).

A pesquisa em questão teve como propósito ver os impactos da gamificação aplicada no GO!RN 2023, evento de empreendedorismo e tecnologia digital, realizado no Centro de Convenções de Natal, em novembro de 2023. Ou seja, o trabalho procurou analisar como a dinâmica de jogos pode afetar a participação das pessoas que compareceram à programação de divulgação de negócios.

Alvo do estudo, o GO!RN 2023 teve 10,4 mil pessoas durante os dois dias em que foi realizado, promovendo palestras, rodadas de negócios, stands e gamificação. Do total do público, os realizadores tomaram como amostra 201 participantes que responderam um questionário estruturado acerca da participação na gamificação da programação.

De acordo com Luiz, a pesquisa destaca a relevância da narrativa na gamificação para criação de experiências memoráveis em eventos. “O estudo fornece insights para profissionais e organizadores de eventos na elaboração de estratégias que utilizem a gamificação como ferramenta para engajar e fidelizar o público”, comenta o professor.

Outro trabalho orientado pelo professor Luiz Mendes também foi apresentado durante o Congresso. Intitulada Você compra serviços turísticos com criptomoedas? O que é importante para os turistas, a pesquisa foi realizada por Gislainy Laíse Silva (egressa do PPGTUR); Sérgio Marques Júnior, professor do PPGTUR; e Glauber Santos, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Ainda segundo Luiz Mendes, ele pretende continuar realizando pesquisas envolvendo a temática da gamificação com seus alunos de mestrado e doutorado. “Quero entender como a gamificação pode ser utilizada como mecânica no design de jogos para engajar e motivar indivíduos, além de fonte específica do entretenimento”, conclui o professor.

Conferência na Holanda

Com o tema principal Technology Enabled Competitiveness and Experiences in Tourism, Hospitality and Event (Tecnologia permitindo Competitividade e Experiências no Turismo, Hospitalidade e Eventos, em tradução livre), o evento realizou premiação em três categorias: Turismo, Hospitalidade e Eventos.

Realizado pela ATHENA (sigla em inglês para Associação de Turismo, Hospitalidade e Redes de Eventos na Academia), o congresso teve, ao todo, mais de 110 apresentações de 170 professores e estudantes de 60 países ao redor do mundo.

Informações do Novo Notícias

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades