VÍDEO: Coreia do Norte lança 260 balões com lixo e fezes para a Coreia do Sul

Seul (Coreia, República da), 29/05/2024.- Uma foto disponibilizada pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul mostra lixo anteriormente transportado por balões, presumivelmente enviado pela Coreia do Norte, encontrado em Seul, Coreia do Sul, 29 de maio 2024. Cerca de 90 desses balões foram descobertos até agora, segundo fontes militares e policiais, acrescentando que continham lixo e outros resíduos.
Foto: EFE/EPA/ROK JCS

 

A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (29) 260 balões que caíram na Coreia do Sul. Esquadrões antibombas e especialistas em armas químicas constataram que eles carregavam lixo – incluindo fezes de animais.

Foi a resposta norte-coreana aos balões enviados pelo Sul, que transportam panfletos, dinheiro, remédios e pen drives com seriados e vídeos musicais.

Através da KCNA, a Coreia do Norte disse que os balões foram uma retaliação a uma campanha de propaganda em curso de desertores e ativistas norte-coreanos na Coreia do Sul, que enviam regularmente insufláveis ​​contendo folhetos anti-Pyongyang, alimentos, medicamentos, dinheiro e pen-drives carregados com vídeos de música K-pop e dramas além da fronteira.

Kim Yo-Jong, irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, emitiu um comunicado na mídia estatal KCNA, criticando Seul como “vergonhosa e descarada” por criticar os balões enquanto defende a liberdade de expressão de seus cidadãos.

Os balões começaram a ser vistos sobrevoando o território sul-coreano na noite de terça-feira (28). Segundo o governo da Coreia do Sul, alguns balões conseguiram chegar a uma província no sudoeste do país.

Imagens divulgadas pela imprensa da Coreia do Sul mostram balões brancos amarrados a sacos plásticos com lixo. Os militares afirmaram que encontraram resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes.

As autoridades acreditam que o envio dos balões para a Coreia do Sul seja uma resposta a uma ação semelhante promovida por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=sGaZLFM4em8[/embedyt]

Com informações de g1 e UOL

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades