O Observatório Solar da Nasa registrou duas intensas tempestades geomagnéticas nesta sexta-feira (10) às 22h23 (horário de Brasília) e neste sábado às 8h44. As explosões solares continuarão acontecendo até este domingo (12).
Os fenômenos foram classificados como X5.8 e X1.5, onde X demonstra explosões mais intensas e o número classifica sua força. Dependendo de como impacta a Terra, essas tempestades podem interromper as comunicações, a energia elétrica, a navegação e as operações de rádio e satélite
Auroras boreais e austrais aconteceram nos dois polos do planeta como resultado das explosões no Sol. Os fenômenos foram visíveis até o norte da Itália.
De acordo com Clinton Wallace, Diretor da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), “este é um evento incomum e potencialmente histórico”.
Este fenômeno acontece quando há explosões no Sol que expele plasma e campos magnéticos. Elas causam tempestades geomagnéticas quando são direcionadas à Terra, podendo impactar algumas tecnologias usadas na superfície do planeta.
Fonte: CNN