A Prefeitura do Natal homologou o resultado da licitação para o trabalho de engorda da orla da Praia de Ponta Negra e complementação do restante do calçadão até a Via Costeira. A obra está orçada em R$ 73,7 milhões. Após a homologação do resultado, o início da obra está estimado para um intervalo de três a quatro meses.
O consórcio vencedor da licitação é composto pelas empresas DTA-AJM, especializadas na área de dragagem e com experiência em aterros. A DTA, responsável pelo aumento da faixa de areia na praia de Balneário Camboriú, lidera o projeto.
O questionamento à licitação, feito pelo consórcio JDN-Edcon, terceiro colocado no certame, foi analisado tanto pela Justiça quanto pela Prefeitura do Natal, sendo rejeitado em ambos os casos.
O projeto de engorda da Praia de Ponta Negra visa alargar a faixa de areia, proporcionando até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Isso permitirá maior conforto aos frequentadores da praia, especialmente em situações de maré cheia, quando bares, barracas e banhistas enfrentam dificuldades para utilizar a área.
A obra será realizada a partir de um “empréstimo” de areia submersa da praia de Areia Preta para Ponta Negra, conforme estudos realizados pela empresa Tetratech. Cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia serão utilizados para a engorda da praia.