Uma nova pesquisa de opinião divulgada pelo instituto Ipec, neste domingo (21), revela que boa parte dos brasileiros desaprova a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de 8 áreas avaliadas, com destaque para o combate à inflação, categoria que foi considerada “ruim ou péssima” por 46% dos entrevistados.
As áreas da segurança pública e saúde também foram avaliadas de forma negativa por 42% dos brasileiros. Em fevereiro, a gestão do petista foi marcada por uma crise de segurança com a fuga de dois presos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que só foram recapturados neste mês, após 51 dias.
Já o Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, enfrenta um surto de dengue nacional e a atuação de sua equipe tem sido colocada em xeque diante da crise.
O combate ao desemprego também não escapou da avaliação negativa de 39% dos brasileiros. A gestão de Lula no combate à fome e à pobreza foi considerado falho por 38%, de acordo com o levantamento.
A única categoria que recebeu mais avaliações positivas do que negativas foi a da educação, com 38% avaliações “ótimas ou boas”, mas que também teve a gestão desaprovada por 31%.
A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 4 e 8 de abril, com duas mil pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Deu na Gazeta do Povo