Chinesa BYD “dobra” investimento para produzir carros elétricos na BA e construirá prédios para funcionários

 

A BYD vai quase dobrar o seu investimento para produzir carros elétricos no Brasil. O valor, que inicialmente era de R$ 3 bilhões, agora passará a ser R$ 5,5 bilhões – um salto de 83% -, conforme anúncio feito em um evento realizado na fábrica em Camaçari, na Bahia.

A gigante chinesa não deu detalhes de como aplicará o valor extra, mas disse que vai construir cinco prédios residenciais para abrigar os funcionários.

Os prédios ficarão em uma área de 81 mil metros quadrados e a 3,5 quilômetros de distância da fábrica. A capacidade da área residencial é para 4.230 pessoas. A expectativa é gerar 10 mil empregos.

Segundo a BYD, pela área de 4, 6 milhões de metros quadrados foi pago R$ 287,8 milhões ao Governo da Bahia. Na primeira fase de obras serão 26 novas instalações entre galpões de produção e pista de testes.

Em nota para a imprensa, a vice-presidente-executiva global da BYD, Stella Li, disse que nos últimos 30 anos “pouco foi investido no setor automotivo no Brasil”, e que a chegada da BYD mexeu com o mercado, levando outras montadoras a anunciarem investimentos para o longo prazo.

“Importante ressaltar que os nossos R$ 5,5 bilhões serão investidos num curto espaço de tempo. Nós queremos acelerar as obras para logo ter os primeiros carros produzidos na Bahia”, afirmou a executiva.

O plano é começar a produzir os primeiros carros elétricos brasileiros da BYD no Brasil ainda neste ano, conforme disse Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD no Brasil.

Camaçari fica na região metropolitana de Salvador. A fábrica é no mesmo terreno onde ficava a antiga Ford, e produzirá inicialmente os modelos Dolphin, Dolphin Mini e a SUV híbrida Song Plus, num total de 150 mil unidades por ano.

A expansão da companhia inclui um centro de pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos e negócios.

Os planos incluem uma mina de lítio – principal matéria-prima das baterias – em Minas Gerais, e a produção local de peças. Baldy diz que projetos de investimento na cadeia de produção estão em andamento e que o foco agora é colocar a planta baiana em pé e começar a fabricar carros elétricos brasileiros.

Informações da Gazeta do Povo

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