Nesta segunda-feira (11), o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) afirmou que pretende apresentar novamente o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid à Procuradoria-Geral da República. A expectativa é de que o novo PGR, Paulo Gonet, pode prosseguir com as investigações.
O assunto foi abordado por Randolfe durante seminário para a construção do Memorial da Pandemia de Covid-19. O parlamentar estava ao lado do senador Humberto Costa (PT-PE).
– A direção anterior da Procuradoria-Geral da República deliberadamente se omitiu e prevaricou. Isso consta porque não houve uma análise pormenorizada do conteúdo todo do relatório [da CPI da Covid]. Havia uma intenção no arquivamento. Os fatos que se seguiram das investigações da Polícia Federal e do próprio Tribunal de Contas da União mostram a responsabilidade do Estado brasileiro nos crimes que foram cometidos e a necessidade de reabrir e instaurar essas investigações – apontou Randolfe.
O senador afirmou que uma reunião com Gonet deve ocorrer na próxima semana, quando será entregue o documento.
Já Humberto Costa disse acreditar que uma denúncia deve ser feita.
– Já estamos dando um importante voto de confiança à PGR neste momento, porque aquelas ações que não foram arquivaras estão tendo continuidade e eu acredito que teremos, muito em breve, alguma denúncia também ao Supremo Tribunal Federal – explicou o petista.
Deu na Gazeta do Povo