A pesquisa Brâmane/BG sobre as intenções de votos para o primeiro turno do pleito eleitoral de 6 de outubro aponta, na sondagem estimulada, uma tendência de segundo turno em Natal. O pré-candidato do partido União Brasil, deputado federal Paulinho Freire, aparece com 17.3%, empatado matematicamente com a pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) deputada federal Natália Bonavides.
Na pesquisa estimulada em que se apresenta uma lista de pré-candidatos aos leitores, a Brâmane indicou apenas os três nas citados na pesquisa espontânea, aquela em que não é citado nenhum nome de pré-candidato. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) aparece em primeiro lugar, com 39%, superando o percentual de indecisos, que foi de 18,4%. Os brancos e nulos são 8,0%.
A sondagem espontânea também mostra Carlos Eduardo isolado na frente, com 27,3%, seguido de Natalia Bonavides com 5,0% e Paulinho Freire 4,2%.
Mais atrás, empatados o deputado General Girão (PL) e o ex-deputado Rafael Motta (PSB), que pode ser o candidato do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), ambos com 1,8%.
O próprio Álvaro Dias é citado por 1,3% dos eleitores, à frente da secretária municipal do Planejamento, Joana Guerra (Republicanos), que também aspira o apoio de Dias, empatada com o ex-vereador e ex-deputado estadual Luiz Almir e Wendell Lagartixa, com 0,3%. Os indecisos são 39,6% 18,1% votariam branco ou nulo.
REPERCUSSÃO
Ao avaliar os números da pesquisa, o vereador Preto Aquino (PSD) disse que “as pessoas não estão mais escolhendo quem votar se não tiver trabalho ou não. As pessoas reconhecem, sim, quem trabalha, quem está no dia a dia procurando melhorias para a nossa cidade”.
Dai, segundo Preto Aquino, “Paulinho é uma pessoa muito correta com o Natal. As propostas dele são propostas muito importantes para a cidade”.
Aquino conclui que “em virtude disso, não tenho dúvida que ele vai crescer muito”.
Da mesma forma pensa o vereador Klaus Araújo (PSDB) acredita que “Paulinho Chegará em maio acima de 20 pontos” nas próximas pesquisas de intenção de voto para o Executivo em Natal.
A vereadora Nina Souza (PDT) disse que o resultado da pesquisa mostra “uma tendência esperada .As pessoas de centro direita não tinham uma alternativa, agora tem”.
Nina Souza declarou que “Paulinho tem credibilidade e é um nome que agrega. Conhece Natal, e sempre teve como marca maior o diálogo. A tendência é ir crescendo, e alcançando melhores números”.
Já o vereador Dickson Júnior (PDT) disse que o resultado da pesquisa é bem satisfatório para o deputado Paulinho Freire, “visto que Natália Bonavides e Carlos Eduardo estão em pré-campanha há mais tempo e Paulinho em menos de dois meses, ainda articulando o arco de apoio, já está como segundo colocado”.
Na avaliação do vereador Felipe Alves (União Brasil) é de que Paulinho Freire “teve um crescimento muito acentuado, sobretudo considerando pouco tempo desde que anunciou a sua pré-candidatura, diferentemente de outros candidatos como a própria Natália Bonavides, que já se declarou pré-candidata desde o início do ano passado”.
Então, acrescentou Alves, “com pouco tempo de pré-campanha, ele já empatou com a segunda colocada e aponta aí um crescimento que, pela nossa experiência em campanha, é algo muito positivo porque significa uma tendência”.
VIABILIDADE
A vereadora Brisa Bracchi (PT) afirmou “seguir com a certeza de que Natália Bonavides representa um projeto popular e com viabilidade eleitoral, por isso é tratada como principal adversária”.
Brisa Bracchi argumenta que “enquanto a direita se protege com fogo amigo entre seus pré-candidatos, os ataques contra ela só crescem e, mesmo assim, ela segue subindo nas pesquisas”.
“Isso mostra que a pré-candidatura do PT e de Lula em Natal tem força”, continuou Bracchi, para concluir: “Natália foi a deputada federal mais votada em 2022 na capital e tem muito a crescer. Há um campo grande de pessoas indecisas e que não sabem ainda em quem pretendem votar em outubro. Vamos rumo ao segundo turno”.
DEFINIÇÃO
Para o vereador Eribaldo Medeiros (REDE) a essa altura “é preciso esperar o prefeito Álvaro Dias (Repuplicanos) definir para onde vai”.
“Posteriormente a isso, aí as coisas vão se definindo. Então eu prefiro não opinar agora que ainda tá muito cedo”, alertou Medeiros.
A vereadora Margarete Regia (PROS) também acha que “ainda é muito cedo” avaliar a tendência do eleitorado: “O eleitor que não tem tempo para as mídias sócias , por falta de tempo, ocupações diversas, serão a decisão dessa eleição. Esse é um momento, Logo mais outro”.
Regia opina que “quem melhor falar a linguagem do povo, principalmente a camada mais sofrida, terá um olhar diferenciado na hora do voto. Prioridade hoje é o social, apesar de termos um governo popular, ainda falta muito para resgatar o tempo perdido”.
“E quem melhor trouxer essa palavra, conexão com o povo , será observado, analisado e assim decidida a escolha”, adiantou Regia.
A pesquisa Bramane/BR ouviu 800 eleitores em Natal entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março. A margem de erro é de 3,4%. O registro no TSE tem o código RN-09709/2024.
Deu na Tribuna do Norte