O grande revés para a ditadura da Venezuela

 

A ditatura de de Nicolás Maduro na Venezuela enfrentou uma derrota na Corte Penal Internacional (CPI), após a rejeição de um recurso de apelação que visava suspender as investigações sobre supostos crimes contra a humanidade.

O juiz Marc Perrin de Brichambaut, em declaração proferida no tribunal localizado em Haia, conforme reportagem da agência AFP, afirmou: “A Câmara de Apelações (…) rejeita os argumentos apresentados pela Venezuela. Recusa as apelações e confirma a decisão impugnada”.

Em um marco histórico para a América Latina, a Venezuela se tornou, em novembro de 2021, o primeiro país da região a ter uma investigação formal aberta pela CPI. Isso ocorreu após o promotor britânico Karim Khan anunciar o início das investigações no caso denominado “Venezuela I”, que se concentra em alegados crimes contra a humanidade que teriam sido cometidos no ano de 2017.

Em 2017, a Venezuela foi palco de intensos e violentos protestos contra a ditadura de Nicolás Maduro. Essas manifestações massivas foram desencadeadas por uma série de crises profundas no país, incluindo a escassez crítica de alimentos e medicamentos, uma inflação galopante e níveis alarmantes de insegurança.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades