Morre aos 87 anos o empresário Abilio Diniz

 

O empresário Abilio Diniz, de 87 anos, morreu neste domingo (18.fev.2024) em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein para tratar uma pneumonite. A informação foi confirmada pela família de Diniz em nota.

A pneumonite por hipersensibilidade é um tipo de inflamação dentro e ao redor dos pequenos sacos de ar (alvéolos) e das menores vias aéreas (bronquíolos) dos pulmões provocada por uma reação de hipersensibilidade à inalação de poeiras orgânicas ou, menos frequentemente, de substâncias químicas.

O velório será aberto ao público das 11h às 15h nesta 2ª feira (19.fev.2024), no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube, o “time de coração” dele. O enterro será reservado apenas aos familiares.

Antigo dono do Grupo Pão de Açúcar, fundado por ele e pelo pai, Valentim dos Santos Diniz, o empresário do varejo era vice-presidente do conselho de administração do Carrefour no Brasil e presidente da Península Participações –fundada em 2006 para administrar os recursos da família.

Abilio Diniz nasceu em São Paulo em 28 de dezembro de 1936. Foi o 1º de 6 filhos de um casal de imigrantes portugueses. Em 1956 ingressou na 2ª turma do curso de administração da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e abriu o 1º supermercado Pão de Açúcar 3 anos depois, em parceria com o pai, Valentim Diniz.

Esportista desde a infância, ele foi tricampeonato brasileiro de motonáutica em 1968, 1969 e 1970. Ele também ganhou o campeonato automobilístico Mil Milhas de Interlagos, ao lado do irmão Alcides Diniz, em 1970.

Era casado com a empresária e economista Geyze Diniz. Teve 6 filhos e 18 netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos.

Geyze Diniz fez uma publicação no Instagram: “Neste período, imagino que você estava em sua cura espiritual, enquanto nos preparávamos (se é que isso é mesmo possível)”.

Deu no Extra

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades