O anúncio da pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) a prefeito de Natal nas eleições municipais de outubro, ocorrerá mesmo na manhã de terça-feira (23), como antecipou a TRIBUNA DO NORTE na edição de ontem, e confirmada em almoço ocorrido na casa de veraneio do vereador Dickson Júnior (PSDB), na praia de Rio do Fogo, participações do próprio deputado e do presidente estadual do Partido Liberal (PL), senador Rogério Marinho, que confirmou apoio ao colega de Congresso Nacional.
O vereador Klaus Araújo (PSDB) também confirmou a local do anúncio, o Hotel Arituba, no Tirol, com presenças dos dirigentes de partidos que se somam ao projeto político de Paulinho Freire, como PSDB e Progressistas, bem como do presidente estadual do Podemos, senador Styvenson Valentim e também o deputado federal General Girão (PL) e de todos os 15 vereadores que o apoiam.
Anfitrião do encontro, o vereador Dickson Nasser Jr. disse que é tradição fazer uma confraternização dessa natureza no veraneio do litoral norte de Natal, mas dessa vez “convidou” os vereadores que estão apoiando Paulinho Freire, apenas três justificaram ausência, Hermes Câmara, Aldo Clemente e Anderson Lopes (PSDB), que está viajando.
Além de Dickson Nasser, estavam presentes os vereadores Klaus Araújo, Aroldo Alves, Chagas Catarino (PSDB), Felipe Alves, Camila Araújo, Robson Carvalho, Tércio Tinoco (União Brasil), Raniere Barbosa (sem partido), Eriko Jácome (MDB) e Nivaldo Bacurau (PSB) e Nina Souza.
“Esse encontro reforça a evolução de muitos diálogos que esse grupo vem empreendendo no sentido de construir um projeto forte e viável para desenvolver Natal”, disse o vereador Dickson Júnior, que decidiu não disputar à reeleição à Câmara Municipal.
O ato político de confirmação da pré-candidatura de Paulinho Freire à sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que está no exercício do segundo mandato, será precedido de uma coletiva com jornalistas, ocasião em que o deputado deve informar o que pretende fazer por Natal, apesar de que o plano administrativo será apresentado à Justiça Eleitoral logo depois de 5 de agosto, quando termina o período de 17 dias para realizações de convenções partidárias e começa o prazo para registros das chapas de candidatos a prefeitos e vereadores em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
“Foi um momento de confraternização sem discursos, lá só tinha aliados”, contemporizou a vereadora Nina Souza, mulher do deputado Paulinho Freire, que contará com 15 vereadores, mais da metade dos 29 membros da Câmara Municipal de Natal. Os outros 14 estarão divididos entre apoios aos candidatos da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PC do B), deputada federal Natália Bonavides (PT), do presidente municipal do PSD, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que vem de uma derrota para senador nas eleições de 2022 e possivelmente de pré-candidatos dos partidos REDE e Psol.
Deu na Tribuna do Norte