Já vivemos no futuro, mais precisamente estamos em 2023, e, no contexto brasileiro, discussões importantes como os direitos dos idosos não se limitam apenas a promover e garantir a sobrevivência, mas buscar uma vida com dignidade.
Dentro desta visão, a conta de luz gratuita para idosos é mais uma conquista que visa facilitar o orçamento doméstico. Políticas públicas são criadas em parceria com empresas privadas e públicas para que os gastos possam ser realocados para outras necessidades desta população.
Como funciona a conta de luz gratuita para idosos?
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é uma das empresas que já aderiram a esta causa. Ela lançou a promoção “2 Anos Sem Conta Cemig” onde o sorteado ganha dois anos de conta de luz gratuita, eu disse isso mesmo, gratuita! O prêmio é oferecido na forma de créditos de R$5 mil reais para a conta de energia. Contudo, é necessário cumprir com alguns critérios para se habilitar ao sorteio. São requisitos pensados para favorecer os idosos, o grupo mais sensível e que precisa de mais cuidados e assistência.
A Cemig implementou esta ação com o intuito de contribuir com famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Logo, é necessário respeitar os critérios para garantir que o auxílio chegue a quem realmente precisa.
Quais são os requisitos para conseguir a conta de luz gratuita para idosos?
Para se beneficiar da conta de luz gratuita para idosos, alguns requisitos precisam ser atendidos: estar inscrito no Cadastro Único, um banco de dados federal; ter no mínimo 65 anos e receber o Benefício de Prestação Continuada. Importante ressaltar que, para aqueles que fazem uso constante de aparelhos elétricos, a oportunidade de participar deste sorteio também é garantida.
Caso você não resida em Minas Gerais, o Governo Federal também possui um programa que possibilita desconto nas contas de energia elétrica. Quer saber mais? Então, continue a leitura.
O que é o programa Tarifa Social do Governo Federal?
O programa Tarifa Social oferece descontos na conta de luz de acordo com a renda familiar e os gastos elétricos. A ideia principal é permitir que as famílias possam direcionar a economia para outras necessidades essenciais.
Para se qualificar para este desconto através do Tarifa Social, é necessário manter os dados atualizados no Cadastro Único. Os beneficiados do BPC LOAS da Previdência Social também são elegíveis para receber o desconto. Vale salientar que os descontos variam conforme o consumo de energia de cada família a cada mês. Ou seja, menores consumos podem garantir descontos maiores.