O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para o mesmo dia – 13 de dezembro – as sabatinas de Flávio Dino, indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gonet, indicado para ser o novo procurador-geral da República. As indicações foram anunciadas e enviadas nesta segunda-feira (27).
Alcolumbre definiu também os relatores das duas indicações:
- líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) será o relator da indicação de Paulo Gonet;
- aliado do indicado e do governo, Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação de Flávio Dino.
Duas sabatinas no mesmo dia não são comuns – até porque cada um desses compromissos costuma envolver longas horas de perguntas e respostas.
Após costuras políticas, no entanto, Alcolumbre decidiu que seria possível emendar os compromissos em uma única quarta-feira.
Com isso, a expectativa é de que os nomes sejam votados em plenário no dia seguinte, uma quinta-feira (14) – a menos que um novo acordo encurte as sabatinas e permita a votação ainda no dia 13.
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda-feira (27) que o Senado fará um esforço concentrado para analisar ainda em dezembro as duas indicações.
“Nossa intenção para todas essas indicações é estabelecermos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 deste mês de dezembro, para presença física dos senadores, considerando que essa apreciação se dá por voto secreto. Estamos imbuídos nesse propósito”, disse o presidente do Senado.