Hamas liberta mais 13 israelenses e 4 tailandeses após sete horas de atraso

Foto: Gil Cohen

 

O grupo terrorista palestino Hamas confirmou neste sábado, 25, a liberação de reféns israelenses e estrangeiros para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O acordo com Israel previa soltura antes do prazo de meia-noite. Os reféns agora seguem “a caminho do ponto de passagem de Rafah” em direção ao Egito, segundo informações do Exército israelense.

Conforme estabelecido na negociação, 39 prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e adolescentes menores de 19 anos, que foram detidos no território israelense, também foram libertados. A decisão veio após atraso e incerteza dada pelo Hamas, que chegou a acusar Israel de “quebra de acordo” neste final de semana. Segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, entre as 17 vítimas, estavam 13 israelenses e quatro cidadãos tailandeses. Autoridades do Egito e Catar negociaram e mantiveram contato com ambos os lados da Guerra no Oriente Médio. “Os obstáculos à libertação de prisioneiros foram superados através de contatos entre o Catar e o Egito com ambos os lados”, postou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros catari, Majed al-Ansari.

Autoridades israelenses classificaram o avanço das negociações como “significativas”. Na última sexta-feira, 24, o grupo armado palestino liberou 24 pessoas do território na Faixa de Gaza. Todos eles haviam sido sequestrados no dia 7 de outubro, incluindo 13 israelenses, dez tailandeses e um filipino. Em Tel Aviv, por sequência, 39 pessoas foram liberadas. Este acordo tomou força no início da semana, após as duas partes combinarem trégua de quatro dias na guerra.

Informações da AFP

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades