Candidatos ‘nota mil’ na redação do Enem dão dicas para pontuação máxima

 

Com a prova batendo na porta, você deve estar se perguntando: como alcançar aquela nota mil na redação do Enem 2023? A pontuação máxima no texto é meio caminho andado para o tão sonhado curso superior na universidade pública. Lembre-se: falta menos de um mês para a prova. Veja as dicas de alunos que conseguiram fechar a redação!

A redação do Enem é formada por uma frase-tema que guia os participantes. O texto deve ter 30 linhas e segue a estrutura de uma dissertação argumentativa. É necessário, ao longo da escrita, uma proposta de intervenção sobre o assunto. Ana Alice Teixeira, aprovada em jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFCE), disse que treinar está entre os segredos.

Para a futura jornalista, menos é mais: “Depois que você consegue perceber qual é o padrão de introdução, argumentação e conclusão, vai ficando mais fácil construir seu próprio texto”.

Craques do jogo

Sem dúvidas, Ana Alice Teixeira, Luís Felipe de Brito, aprovado em medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Carina Moura, caloura da medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram os craques do jogo, no ano passado!

Os três conseguiram nota mil na redação e agora ingressaram no ensino superior.

Estamos há menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio e manter o foco agora é importantíssimo. As provas estão marcadas para 5 e 12 de novembro.

Bora então aprender como cravar a nota máxima na redação? Veja as dicas que eles têm pra você!

1 – Treine redações na semana!

Ana Alice, 18 anos, é uma máquina de escrever!

Segundo a estudante, ela chegou a fazer de 10 a 12 redações em um mês. “Percebi que me tranquilizava. Eu dou esta dica: se você está nervoso, escreva mais”.

Ana entregava os textos para os monitores do colégio onde estudava e ficava super atenta às correções. “Você vai treinando sua mente para escrever sobre os mais variados eixos temáticos”, afirmou.

A dica aqui é fazer os textos de maneira inteligente. Para Luís Felipe, o segredo é reescrever os textos que foram corrigidos pelos professores.

“Foi o que me ajudou a melhorar a nota e ir ficando cada vez mais perto do mil”.

2 – Descanse!

Nas competências exigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (…).

A importância do descanso produtivo está aí.

“Precisamos desmistificar a ideia de que ser proativo é estar com a cara nos livros o tempo inteiro. Relaxar ajuda muito, e dá para ter boas ideias de citações enquanto vemos uma série”, disse Ana Alice.

No Enem 2022, a introdução da aluna citava um documentário que ela viu em seu tempo livre.

3 – Acompanhe o noticiário

Essa dica é tão importante que os 3 estudantes concordam: veja o noticiário!

Se manter bem informado é uma excelente maneira de se preparar para a redação do Enem. Qualquer assunto correlato já pode ajudar ainda mais na construção do texto.

Em 2022, Luís citou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, porque havia assistido uma reportagem na TV que mostrava o voto do ministro sobre os povos originários.

4 – Fique atento as estruturas

O texto do Enem tem uma estrutura e dominar ela é fundamental.

Ana Alice, por exemplo, estudou bastante a partir de redações antigas que eram nota 1000.

Luís e Carina também concordam.

“Eu anotava em post-its o que cada parte da dissertação precisava ter, para não esquecer nunca”, explicou a estudante de jornalismo.

5 – Menos é mais

Na hora de escrever, cuidado para não ser tomado pelo impulso e escrever tudo o que você estudou. Lembre-se, o espaço é limitado, são 30 linhas!

“Precisa ser conciso e escolher dois pontos muito específicos para ir com eles até o fim. Isso evita escrever uma argumentação falha”, disse Luís.

Carina dá outra dica: capriche nos conectivos! Palavras como “dessa forma”, “no entanto”, “do mesmo modo”, são ótimas e o Enem adora.

Veja mais dicas dadas pelos estudantes nota 1000

  • Treine o tempo: administre o seu tempo na prova;
  • Pense em repertórios por eixo temático;
  • Planeje antes de escrever;
  • Não esqueça a gramática: revise o texto!
  • Treine várias vezes a conclusão.

Organização na véspera da prova

No dia anterior à prova do Enem, deixe tudo organizado:

  • Separe o material que se deve levar para as provas: documento, caneta esferográfica transparente de tinta preta;
  • Prepare algo para beber – em garrafa transparente – e um alimento, se quiser, como biscoitos e chocolate;
  • Conheça o local onde será aplicada a prova do Enem;
  • Verifique os horários do transporte coletivo para o trajeto;
  • Descanse, afinal a prova é longa e exaustiva

Deu no G1

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades