Ibama dá licença para Petrobras buscar petróleo em blocos no litoral do RN

 

A Petrobras recebeu a primeira licença ambiental para buscar petróleo em dois blocos da chamada Margem Equatorial brasileira, mais especificamente na Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte, Estado onde a empresa já opera. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia.

A licença para a exploração — perfuração de um bloco para procura de petróleo — foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e é a primeira para a região obtida pela atual gestão da Petrobras, que tem planos de avançar sobre a Margem Equatorial para renovar reservas.

“Confirmadas as potencialidades a partir da pesquisa, teremos a garantia de mais recursos para Saúde, Educação e desenvolvimento da região por meio do Fundo Social”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao ser procurado pela reportagem.

A licença permitirá à empresa identificar as potencialidades de exploração em dois blocos exploratórios: BM-POT-17 e POT-762. Essas concessões foram obtidas pela Petrobras em rodadas de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) de 2006 e 2018, respectivamente.

No primeiro bloco está situado o poço Pitu, já citado ao Estadão/Broadcast pelo diretor de exploração e produção da Petrobras, Joelson Falcão Mendes, como “plano B” da estatal para iniciar a exploração na Margem Equatorial após o Ibama negar a licença para a perfuração no Amapá.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades