Flávio Dino diz que PF vai investigar Lava Jato por ‘possíveis crimes’ na gestão de verbas

 

O ministro da Justiça de Lula, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal (PF) vai analisar se os investigadores da Operação Lava Jato cometeram “possíveis crimes” na gestão de verbas. De acordo com o ministro, um grupo de trabalho será criado para investigar movimentações de recursos financeiros pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Dino disse que recebeu um relatório do corregedor Luís Felipe Salomão, que aponta que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de uma investigação administrativa, encontrou supostas irregularidades na homologação e na gestão dos acordos de colaboração e de leniência feitos pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Na época da Lava Jato, a Vara tinha como juiz titular o agora senador Sérgio Moro (União-PR).

No último dia 15, Moro afirmou que as supostas irregularidades citadas pelo relatório do CNJ são uma “mera opinião preliminar sem base em fatos”. O senador afirmou que os acordos de leniência foram aprovados previamente, antes da homologação, pela 5ª Câmara de Revisão do Ministério Público Federal, que atua com o procurador-geral da República.

“No que se refere às alegações sobre a criação de fundação (Fundação Lava Jato) para gerir valores de acordo entre a Petrobras e o DOJ/SEC dos Estados Unidos, o que não se concretizou, trata-se de fato posterior a minha saída da 13.ª Vara Federal”, disse o senador.

Com informações do Estadão

Deixe um comentário